Equipa 09 outubro 2023

Entrevista com Cátia Reis

...

A Cátia Reis é a nossa nova Power BI Consultant e nesta entrevista dá-nos a conhecer um pouco melhor sobre ela!

Como é que a Luza entrou na tua vida e por que nos escolheste para desenvolver a tua carreira?

Fui contactada por um recrutador especial da Luza, que já conhecia de uma empresa anterior. Já estava a procurar novas oportunidades que se alinhassem com os meus objetivos pessoais e profissionais, uma vez que tinha regressado à escola. Aceitei o desafio da Luza não apenas devido ao projeto e às pessoas, mas também devido à flexibilidade que a Luza me proporcionou para abraçar os meus objetivos pessoais. Sinto-me em casa e o meu desejo é crescer em conjunto com a equipa da Luza.

O que mais valorizas na empresa e como esperas contribuir para o crescimento conjunto? Que qualidades se destacam em ti?

Valorizo a transparência e o compromisso partilhado de alcançar mais e melhor, sempre com a ajuda mútua que a Luza proporciona. Espero aproveitar as minhas competências, procurando continuamente as últimas atualizações no mundo da Microsoft e combinando outras tecnologias com as ferramentas de BI. Com isso, adoraria adicionar mais inteligência e eficiência aos negócios dos meus clientes. Uma das minhas qualidades distintivas é que, quando estou verdadeiramente motivada, nada me impede de alcançar um objetivo ou resolver um problema. Sou uma pessoa muito social e adoro conhecer novas pessoas, por isso aprecio os eventos organizados pela empresa que reúnem as pessoas, tornando-os muito agradáveis e divertidos.

Qual a tua opinião sobre o trabalho remoto e por que achas que é uma boa opção?

O trabalho remoto é uma ótima opção, uma vez que permite um equilíbrio mais saudável entre a vida pessoal e profissional. Pode-se escolher onde trabalhar, onde se é mais produtivo, sem a obrigação de viajar para longe de casa, se for esse o desejo. Trata-se de flexibilidade. Claro, se houver trabalho em equipa num determinado projeto e uma oportunidade de nos reunirmos pessoalmente, temos sempre o escritório de Viseu. O escritório possui excelentes instalações e está aberto 24 horas por dia. Para mim, é ótimo, porque estou a estudar, e o escritório fica mesmo em frente à minha escola, o que me permite gerir o meu tempo com facilidade, sem me preocupar com as horas.

Quais as tuas principais funções e competências?

Trabalho como especialista em Power BI, mas estou interessada em tudo o que envolve dados e gosto de investigar e trabalhar nisso. O que mais adoro no meu trabalho é a parte técnica, incluindo ETL, modelagem de dados e DAX, mas é fundamental entender muito bem os requisitos do negócio antes de iniciar o desenvolvimento. Por isso, é realmente importante conhecer o 'B' (business - negócio) antes do 'I' (inteligência).

Em que projeto estás envolvida e o que fazes?

Atualmente, estou a trabalhar na criação de um relatório paginado que oferece aos consumidores um modelo de fatura e a capacidade de exportar dados de forma dinâmica, sem a necessidade de esforços manuais. Os relatórios paginados são particularmente úteis quando se lida com um grande número de páginas e detalhes, pois apresentam informações de forma muito eficaz.

Como foi o processo de integração na Luza?

O processo de integração decorreu de forma muito natural, sempre com a certeza de que, se precisar de ajuda, estou muito à vontade para contactar os Managing Partners e os meus colegas.

Onde moras e o que gostas de fazer no tempo livre? Há alguma curiosidade sobre ti?

Vivo em Cerdeira, uma pequena aldeia localizada a 42 km da cidade de Viseu. Adoro viver aqui devido à proximidade com a natureza. Nos meus tempos livres, gosto de estudar agricultura, ler sobre a mente e o corpo humano, fazer exercício e passar tempo ao ar livre na natureza, fazer trilhos com os meus amigos.

O que esperas do futuro?

Espero continuar a fazer o que mais amo no momento, possivelmente combinando BI com agricultura.

Consideras que estamos a cumprir o nosso lema de “Fazemos do trabalho uma experiência positiva”? Porquê?

Pelo que sei, direi que sim, porque a Luza está a capacitar as pessoas para crescerem e serem felizes, criando um ambiente verdadeiramente positivo e inspirador. Além disso, as pessoas aqui são profissionais, e todas estão empenhadas em concretizar as tarefas, o que leva à realização dos nossos objetivos.