Equipa 06 junho 2023

Entrevista com Maxwell Francisco

...

Desta vez convidamos a conhecer melhor o nosso novo Azure Developer, Maxwell Francisco!

Como é que a Luza entrou na tua vida e por que nos escolheste para desenvolver a tua carreira?

Fui contactado por um dos recrutadores da Luza e, após algumas conversas, fiquei convencido de que era uma ótima oportunidade para crescimento profissional. Além disso, fazer parte de uma equipa altamente qualificada e proativa era o que mais queria. Uma das razões pelas quais escolhi a Luza é o forte desejo da empresa de expandir o seu negócio e promover o crescimento dos seus colaboradores em conjunto.

O que mais valorizas na empresa e como esperas contribuir para o crescimento conjunto? Que qualidades se destacam em ti?

Quanto às minhas qualidades, gostaria de realçar o meu forte compromisso, especialmente quando enfrento desafios. Dedico-me a superar obstáculos e alcançar resultados, e acredito que esta determinação irá contribuir para o crescimento e sucesso da empresa como um todo.

Valorizo muito o compromisso da empresa com a melhoria contínua, como partilhado pelos Managing Partners da Luza. Acredito que esta mentalidade cria vantagens para todos os envolvidos. Em termos da minha contribuição para o crescimento coletivo, planeio continuar a especializar-me em Azure e obter mais certificações. Mantendo-me atualizado com as mais recentes tecnologias e expandindo o meu conhecimento, pretendo contribuir para o crescimento e sucesso da empresa.

Além disso, gosto bastante dos eventos de team building da empresa. Estes eventos proporcionam uma excelente oportunidade para interagir e fortalecer os laços com os colegas, promovendo um ambiente de trabalho positivo e uma colaboração eficaz.

Qual a tua opinião sobre o trabalho remoto e por que achas que é uma boa opção?

Sem dúvida que o trabalho remoto é uma ótima opção, e até diria que é quase obrigatório nos dias de hoje. As deslocações podem ser bastante stressantes, especialmente quando envolvem condução. Ao ter a opção de trabalhar remotamente, é possível aproveitar melhor esse tempo para outras atividades, como ler um livro, fazer cursos online ou estudar temas que beneficiam não só o colaborador, mas também a empresa. A flexibilidade oferecida pelo trabalho remoto permite otimizarmos o tempo e envolvermo-nos mais no desenvolvimento pessoal e profissional.

Quais as tuas principais funções e competências?

Tenho trabalhado como Consultor Azure, e considero que as minhas principais competências estão na área de engenharia e desenvolvimento de software. Um aspecto do meu trabalho que gosto muito é a oportunidade de participar em projetos que são construídos do zero. Isso permite-me obter um profundo entendimento do produto e das necessidades dos clientes. Além disso, dá-me a oportunidade de colaborar e partilhar as minhas opiniões com os analistas de negócio e a equipa de arquitetura. Estar envolvido em projetos desde o início dá-me um sentimento de responsabilidade e permite-me contribuir para o sucesso geral do projeto, aproveitando a minha experiência técnica e compreensão dos requisitos dos clientes.

Em que projeto estás envolvido e o que fazes?

Atualmente, estou a trabalhar num projeto de integração, onde as minhas principais responsabilidades e tarefas estão relacionadas com a criação e provisionamento de recursos no Azure, utilizando práticas de Infrastructure as Code (IaC). Além disso, sou responsável pelo desenvolvimento de algoritmos de transformação de dados usando .NET e pela aplicação das melhores práticas de Arquitetura Orientada a Eventos (EDA) e DevOps CI/CD. Isto implica garantir que o sistema seja desenhado para lidar com eventos e mensagens de forma eficiente e que siga um processo contínuo de integração e implementação para otimizar os fluxos de desenvolvimento e implementação. Através da utilização destas tecnologias e metodologias, pretendo contribuir para o sucesso do projeto, entregando soluções confiáveis, escaláveis e fáceis de manter.

Como foi o processo de integração na Luza?

Diria que ainda estou no processo de integração, e nas últimas duas semanas participei em várias reuniões internas e workshops com o cliente. Estas sessões foram fundamentais para me ajudar a compreender as necessidades e objetivos do cliente. Deram-me informações valiosas sobre como posso contribuir para os esforços da minha equipa de forma mais eficiente. Ao compreender profundamente os requisitos do cliente, consigo alinhar as minhas competências e experiência para fornecer soluções eficazes. Esta fase tem sido vital para estabelecer uma base sólida para o meu papel e garantir que estou bem preparado para contribuir para o sucesso do projeto.

Onde moras e o que gostas de fazer no tempo livre? Há alguma curiosidade sobre ti?

Vivo em Santarém, Portugal, mas sou natural do Recife, Brasil. Durante o meu tempo livre, gosto de ir com a minha família a parques, fazer compras ou convidar os meus amigos para um churrasco no meu apartamento aos fins de semana. Uma curiosidade sobre mim, quando era adolescente, conseguia resolver um Cubo de Rubik em menos de 3 minutos. Agora, com certeza, levaria no mínimo 3 horas no melhor dos casos. :)

O que esperas do futuro?

Profissionalmente, os meus planos atuais passam por tornar-me um Arquiteto de Software certificado. Nos últimos meses, tenho dedicado o meu tempo a estudar as matérias necessárias e a expandir o meu conhecimento nesta área. Vejo esta certificação como um marco importante no crescimento da minha carreira e como uma oportunidade para melhorar ainda mais as minhas competências e experiência na conceção de soluções de software robustas e escaláveis.

A nível pessoal/académico, estou a considerar a possibilidade de me candidatar a um programa de doutoramento em Inteligência Artificial ou Cibersegurança. Estas são áreas fascinantes que estão alinhadas com os meus interesses e aspirações.

Consideras que estamos a cumprir o nosso lema de “Fazemos do trabalho uma experiência positiva”? Porquê?

Acredito que sim, porque a Luza procura combinar as competências e interesses dos colaboradores com projetos relevantes, criando assim uma equipa mais envolvida e motivada. Isso não só beneficia os colaboradores, permitindo-lhes trabalhar em projetos que consideram significativos, mas também beneficia a organização, garantindo que os colaboradores estão a utilizar as suas competências da melhor forma possível.