Equipa 12 janeiro 2024

Entrevista com Pedro Lopes Gonçalo

...

Está na hora de conhecer melhor Pedro Lopes Gonçalo, o nosso novo e fantástico Consultor Dynamics 365!

Como é que a Luza entrou na tua vida e por que nos escolheste para desenvolver a tua carreira?

Tive sorte por ter conhecido a Luza através de um amigo quando fui afetado pelos layoffs da Microsoft. Na altura, estava a trabalhar como Engenheiro de Suporte Dynamics há cerca de um ano. Desde a primeira conversa no Teams com a Rita e o Nelson, percebi que havia um cuidado genuíno em criar uma equipa sólida. Ver uma nova empresa promissora emergir, com muitas oportunidades e desafios, fez-me abraçar a Luza com muita satisfação.

O que mais valorizas na empresa e como esperas contribuir para o crescimento conjunto? Que qualidades se destacam em ti?

O principal factor para mim é sempre a equipa. Ter uma equipa sólida, experiente e que goste de partilhar conhecimento é a base para o sucesso de qualquer empresa. Outro ponto muito valioso para mim é a flexibilidade/adaptabilidade. Neste sentido, a Luza como empresa tem a capacidade de mudar ou ser mudada facilmente de acordo com a situação. Ao trabalhar na Luza, espero contribuir com a minha dedicação e capacidade de me adaptar a cada situação que me for apontada. Tenho a certeza de que isso ajudará a estabelecer relações fortes com os nossos clientes.

Qual a tua opinião sobre o trabalho remoto e por que achas que é uma boa opção?

O trabalho remoto é uma ótima opção porque proporciona um equilíbrio muito gerível entre trabalho e vida pessoal. Trabalhar remotamente durante alguns dias da semana vai dar-me algumas horas extra por semana para a minha vida pessoal. Acredito que trabalhar presencialmente é melhor para partilhar conhecimento e resolver problemas, tornando a comunicação um pouco mais fácil. A chave para mim é usar ambos os modelos a nosso favor, mantendo sempre um equilíbrio saudável entre trabalho e vida pessoal.

Quais as tuas principais funções e competências?

Tenho trabalhado sempre como Consultor Dynamics 365 e, ao longo dos anos, procurei conhecer a maioria das ferramentas do Dynamics 365. Desde a criação de plugins/javascripts, personalização e configuração do sistema, até ao low code (Power Apps e Power Automate) em todas as apps do Dynamics 365. Recentemente, comecei a trabalhar nas minhas fraquezas em relação ao Dynamics 365, aprendendo Azure e abraçando um projeto com o Portals.

Em que projeto estás envolvido e o que fazes?

Atualmente, estou alocado a um projeto baseado na Bélgica, onde o meu foco principal é continuar a desenvolver plugins/javascripts e a resolver problemas em Portals. Este é um projeto existente com alguns anos de desenvolvimento e o nosso principal objetivo é torná-lo o mais estável possível.

Como foi o processo de integração na Luza?

Foi um processo muito fluido, a Rita e o Nelson sempre me fizeram sentir à vontade e muito bem-vindo. Já tinha um projeto para começar a trabalhar e uma equipa muito prestável para me ajudar a familiarizar com o projeto.

Onde moras e o que gostas de fazer no tempo livre? Há alguma curiosidade sobre ti?

Atualmente, vivo em Viseu, Portugal. Sou de uma pequena aldeia a 15 km da cidade e mudei-me recentemente para Viseu. Mudei-me para Viseu porque é o equilíbrio perfeito entre a vida citadina e a natureza. Para mim, Viseu tem este equilíbrio perfeito porque não é uma cidade muito movimentada, tendo todas as vantagens de viver numa cidade, mas também tem muitos espaços verdes, onde posso desfrutar da vida campestre que tinha quando era criança. Fora do trabalho, gosto de passar tempo com os meus amigos em longas conversas sobre qualquer coisa. Também gosto de praticar todo o tipo de desporto, ir ao ginásio e dar longos passeios.

O que esperas do futuro?

Gostaria realmente de continuar a aperfeiçoar-me, tanto profissionalmente como pessoalmente, fazendo o que adoro.

Consideras que estamos a cumprir o nosso lema de “Fazemos do trabalho uma experiência positiva”? Porquê?

Sim, definitivamente! Existe uma preocupação genuína por parte de todos, garantindo que estamos felizes com o que fazemos. Isso torna o trabalho uma experiência positiva, onde realmente gostamos do que fazemos e o trabalho não parece trabalho.