Equipa 10 abril 2023

Entrevista com Hugo Mota

...

Hoje é dia de conhecer melhor o Hugo Mota, Senior Dynamics CE/Power Platform Specialist na Luza :-)

Como é que a Luza entrou na tua vida e por que nos escolheste para desenvolver a tua carreira?

Apareceu no momento certo, acho 😊 Decidi que precisava de um novo desafio, queria algo que pudesse trazer de volta os meus tempos anteriores quando era desafiado todos os dias e com isso podia passar para o próximo nível. A Luza ofereceu-me essa oportunidade, a oportunidade de melhorar minhas hard skills e de me candidatar a grandes projetos no Cronos. Nos últimos dois anos, a Microsoft lançou novas funcionalidades em cada trimestre e às vezes até em menos tempo, e também precisamos estar atentos às funcionalidades legacy, portanto, mantermo-nos atualizados é um desafio. A Luza dá-nos espaço para crescer e focar no que é importante.

O que mais valorizas na empresa e como esperas contribuir para o crescimento conjunto? Que qualidades se destacam em ti?

Uma empresa de serviços vive das pessoas, ou seja, se estivermos insatisfeitos, produziremos menos ou com qualidade inferior, mas, pelo contrário, se estivermos felizes, entregaremos com melhor qualidade e até daremos mais à causa. Isso é uma característica do ser humano, precisamos de cuidar das pessoas que trabalham todos os dias connosco, às vezes até podemos saber mais sobre os nossos colegas de trabalho do que sobre um dos nossos amigos ou familiares. A Luza como nova empresa preocupa-se com a felicidade das pessoas que aqui trabalham.

Do lado empresarial, gosto do facto de estarmos associados ao Grupo Cronos e de termos dentro dele algumas empresas semelhantes (como a Luza) que têm outras pessoas com formações técnicas, funcionais e culturais diferentes.

Espero trazer boas vibrações, expertise e ser um membro valioso da equipa com quem os outros podem sempre contar.

Qual a tua opinião sobre o trabalho remoto e por que achas que é uma boa opção?

Vejamos… Trabalhei 7 anos num escritório, fazia 500 km para ir às instalações do cliente para uma reunião que podia facilmente ter sido um e-mail. Este não foi um caso isolado, aconteceu várias vezes. Imaginem quanto poderiam economizar nas várias viagens que fiz. E a pegada de carbono que deixei para trás também conta, certo? Não era apenas uma questão das empresas com as quais trabalhei na época, mas a forma como a sociedade funcionava. Acho que a pandemia trouxe clareza sobre o assunto e as empresas que não implementarem novas mudanças na forma de trabalhar não terão sucesso ou vão stressar constantemente por falta de recursos. Se não confiam numa pessoa para trabalhar em casa, então a minha pergunta imediata é: por que a escolheram e contrataram?

Para mim, neste momento, é a melhor opção. Tenho 3 filhos e podem imaginar como é difícil tirá-los da cama todas as manhãs 😊 Com esta forma de trabalho flexível consigo equilibrar melhor a minha vida pessoal e profissional, no final, faço as duas coisas 😊 Considero este um dos melhores benefícios.

Quais as tuas principais funções e competências?

Sou Senior Dynamics CE/Power Platform Specialist e responsável pela área.

Tenho mais de 10 anos de experiência a trabalhar com tecnologias Microsoft, com mais foco no Dynamics 365 e Power Platform. Trabalhei em várias funções em vários projetos ao longo do caminho. Trabalhei como developer, tech lead, project manager, technical consultant e specialist. As ferramentas que usei também foram múltiplas, como Microsoft Dynamics CRM/CE – Model-Driven app, Visual Studio, Power Automate, Power Apps, Power Pages, SQL Management Studio, SQL Server Integration Services, Microsoft Sharepoint, KingsWaysSoft, Microsoft Nav, Microsoft Visio, Microsoft Project, ClickDimensions, DocumentCorePack, etc.

Sinto-me confortável a trabalhar diretamente com o cliente levantando requisitos, fazendo demos ou estando com a equipa na implementação, tomando decisões ou liderando o processo.

Em que projeto estás envolvido e o que fazes?

Atualmente estou envolvido em dois projetos Cronos diferentes, o primeiro é implementar uma aplicação baseada em modelos para uma empresa interna do ecossistema Cronos, é uma seguradora com alguns requisitos específicos para entregar um sistema que permita aos utilizadores gerir o seu trabalho diário com os clientes, o CRM será o front-end de um algoritmo que roda nos bastidores e informa aos utilizadores quais são as apólices de seguro nas quais eles precisam trabalhar. O segundo projeto é um cliente Cronos que tem uma necessidade específica de gerir o stock que está armazenado num sistema financeiro, o nosso objetivo é construir uma aplicação Canvas para facilitar o acesso aos dados e fazer pesquisas cruzadas.

Como foi o processo de integração na Luza?

Correu muito bem. Do lado da Luza, desde o início que a Rita e o Nelson me ajudaram na primeira interação com as outras empresas irmãs do Cronos Group, onde também podemos encontrar boas pessoas para trabalhar. Alguns dos nossos projetos são feitos em colaboração com elas.

Onde moras e o que gostas de fazer no tempo livre? Há alguma curiosidade sobre ti?

Vivo na fantástica cidade do Porto 😊 Tenho o tempo “livre” ocupado com os meus 3 filhos e a minha mulher 😊 A maior parte passo a cuidar deles e a fazer viagens em família, por vezes ir ao café mais próximo já é uma aventura 😉 Organizar jantares em família e amigos também é algo que adoro fazer, os adultos adoram a minha Sangria 😊 Também adoro correr e ver um bom programa da Netflix.

O que esperas do futuro?

Normalmente não faço grandes planos futuros, gosto de viver o presente e ter objetivos que comece a trabalhar agora para realizar algo no futuro, mas basicamente quero crescer com a Luza e acho que estamos a construir uma equipa incrível e o futuro pode ser escrito de várias maneiras, o nosso trabalho determinará para onde iremos quando esse futuro chegar.

Consideras que estamos a cumprir o nosso lema de “Fazemos do trabalho uma experiência positiva”? Porquê?

Claro, desde a minha primeira conversa com a Rita e o Nelson sabia que eles estavam a tentar construir algo bom e diferente. Como disse antes, este tipo de negócio tem as pessoas como alicerce e a Rita e o Nelson estão procurar não só pessoas com hard skills mas também com boas soft skills. O objetivo é entregar aos nossos clientes não apenas uma ferramenta, mas também uma experiência completamente diferente de trabalhar com pessoas boas. Estou muito feliz por fazer parte deste projeto.